quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Quem fica parado é poste!

O centro (ou centro velho) de Bratislava é consideravelmente pequeno e você consegue andá-lo em alguns dias, dependendo do ritmo até em 2 dias. Digo dependendo do ritmo por que tem muuuuuuuitas lojas, cafés e pubs, todos situados em ruas e diversas vielas no calçadão (acho só é permitido pedestres nestas ruas, embora volta e meia apareça um perdido de carro – geralmente para abastecer os estabelecimentos). Existe outro centro, centro novo ou Petržalka, e eu só sei que fica ao sul, mais nada.

Eu andei o centro em 3h! Era véspera de Natal, tudo (ou quase tudo) estava fechado e eu só fui andar mesmo para não ficar parado em casa. Dá para ver, pelo mapa, que eu não andei por todas as ruas e nem passei por todos os pontos. Nem era a intenção..

Para não ficar grande isto aqui, e, consequentemente, chato, vamos fazer da seguinte maneira: abram o mapinha em uma janela separada aí (segure o shift ao clicar) e acompanhe a sequência de fotos. Em cada foto tem um número e quer dizer que é o mesmo número de onde eu tirei a foto, no mapa.

Saí de casa era 10h, cheguei de ônibus na ponte nova (Nový most) em 20min. Este é o ponto de partida e ponto de chegada, é aqui que eu pego ônibus para voltar para casa também. Na verdade o ponto de chegada (e o ponto de ônibus!) é na avenida, mas enfim.

Atravessei a rua, andei sobre o gramado molhado do viaduto para tirar uma foto do castelo e da Catedral St Martin – fotos marcadas com 1. Eu ainda não fui visitar o castelo (nem a catedral), vou tirar mais tempo para isso pois pelo que li tem bastantes coisas para se ver lá. Aproveito e incluo neste tour a visita aos museus (tem vários!) e a outros lugares que não estavam abertos hoje. A título de curiosidade, este castelo abrigou o trono da realeza Húngara quando Budapeste foi invadida pelos turcos. Na foto, a parte de trás do castelo.












Pontos do trajeto (ou fotos) que merecem comentário (clique para ampliar):

· Ponto 1 (Catedral): St Martin’s Cathedral (Catedral St Martin). Foram coroados, nesta catedral, 11 monarcas húngaros (10 reis e uma rainha).

· Ponto 2: Plague Column (Coluna de Praga).

· Ponto 3: Holocaust Memorial (Memorial do Holocausto)

· Ponto 6: FALA SÉRIO! Hahahaha! Já é a segunda vez que eu vejo estes índios perto do TESCO! São a maior atração no centro, as pessoas páram para apreciar a música “a la” música dos Andes. Até que é legalzinho som deles, mas definiticamente aqui seria o último lugar que eu imaginaria encontrá-los. Dêem um look nos cidadãos.

Ah! TESCO é um hiper-mega-mercado, é onde todo mundo vai fazer compras, seja comida, roupas (eu comprei algumas roupas lá), jornal, perfume, enfim!· Ponto 7: Nám SNP.Nám é a forma curta de námestie, que significa praça. SNP significa Slovenské Národné Povstaine (em inglês, Slovak National Uprising e em português algo como Subida da Eslováquia Nacional). Dois fatos históricos neste lugar. Foi neste ponto que a população celebrou a queda do regime comunista em 1989 e foi também aqui que, em 31 de Dezembro de 1992, mais de 200.000 pessoas celebraram a independência das repúblicas (em Tcheca e Eslovaca). Sim, este dia, se já não fosse, é feriado! J

· Pontos 10 e 11: Este é o Palác Grassalkovich (Palácio Grassalkovich), que é o Palácio Presidencial.

Até a foto 11 corresponde à ida (se você reparar, a ida está do lado esquerdo dos pontilhados no mapa), depois eu voltei boa parte pelo mesmo percurso, parei no KFC (de onde eu fiz o último post). Fiquei no KFC por um tempo: tinha internet e energia elétrica, então eu esqueci do tempo! Acho que fiquei lá por umas 3h....

Passei no TESCO para comprar algo para comer à noite, porém já estavam fechando, era 14h e não dava muito tempo para eu ficar lá nas seções adivinhando o que seria cada produto haha. Peguei três pacotes que eu achei que fosse macarrão instantâneo (e de fato eram mesmo) e vim embora.

Ao sair do mercado começa a nevar! Aeeeeeeeeeeee!!! É claro que o brasileiro-que-nunca-viu-neve-cair ficou tirando fotos, confira no flickr.

Ah! Na volta, passando pela praça principal, eu tirei foto do barracão que eu tinha esquecido de tirar foto no sábado! Reparem que as barraquinhas já estão quase todas fechadas, nas laterais:



É isso aí, e como diz a frase da foto abaixo, alguém aí “aproveite meu verão” por que este ano não vai dar!!!!


Nenhum comentário: