segunda-feira, 31 de março de 2008

Plzeň e Praha

Para os brasileiros, Pilsen e Praga.
Foi então que no feriadão de Páscoa eu fui conhecer a cidade que deu nome ao tipo de cerveja mais famoso no mundo (pilsen) e uma das mais belas capitais européias.

Serei breve no roteiro para não entediar.

Peguei um trem de Bratislava para Pilsen às 23h, chegando às 6h.
Paguei a mais para o tipo de reserva no trem chamado de "dormitório", em um espaço com "cama" para 6 pessoas. Posso dizer que isto é uma das coisas mais confortáveis que eu já pude vivenciar em uma viagem de 7h. Era apertado, claro, parecia uma lata de sardinha, mas como era para você dormir, só cabia você e mais 2 palmos na largura da cama (isso significa que você podia rolar, mas só um pouco!). E não tinha barulho também. Dormi como uma pedra, como de costume.
Na mesma cabine tinha uma família: pais e três filhos. Muito legal ;)
Acordei já era sexta-feira, em Pilsen, e como programado eu esperaria o Marcelo e seus amigos que viriam da Alemanha para Praga (passando por Pilsen).
Era de se esperar que eles chegariam, de carro, por volta das 9:30h. Foram 4h de chá de cadeira, já eram 10h e nenhum sinal dos brasileiros. Eu já tinha decidido que agora meu city tour em Pilsen seria sozinho, então deixei minha mochila no guarda-volumes da estação de trem e fui explorar Pilsen, me programando para pegar um trem às 19h e ir para Praga.
Pilsen não é muito grande e é marcada como um estereótipo de cidade européia: igrejas, praças, monumentos, prédios de cair o queixo e afins.
Como era período de Páscoa, acontecia uma feirinha na praça central, ao redor da enorme igreja (Igreja de São Bartolomeu) e como dito em um outro post estavam a venda os chicotes feitos de graveto, ovos de madeira (com pinturas), alguns artesanatos e, como em todo lugar cheio de gente, comida.
Depois eu fui para o tal tour da cerveja, que é um ponto de passagem obrigatório para qualquer um que visita Pilsen.
No lounge da cervejaria eu esperava o tempo passar para começar o tour e de repente eu vejo uma penca de gente entrando, entre elas uma cara conhecida: Marcelo!
Eles chegaram já era mais de 13h em Pilsen, como resultado de uma batida do carro (alugado) há alguns minutos (ou poucas horas) da saída deles de Nürnberg. Chequem a história com mais detalhe aqui.

O tour da cerveja pertence a marca Pilsner-Urquell, a cerveja mais famosa na República Tcheca.
O tour é convidativo: processos de fabricação de cerveja, um pouco de marketing da empresa e muita história. No final a degustação da cerveja a um passo antes de ser filtrada totalmente.
Diz a história que a região estava sendo vitimada pela qualidade da cerveja, chegando ao ponto dos consumidores de cerveja da época fazerem derrame de cerveja em praça pública para demonstrar a insatisfação. A época em questão é 1840.
Os cervejeiros da época, então, juntaram esforços e desenvolveram uma nova receita para a cerveja, incluindo, entre outras coisas, o armazenamento e fermentação da cerveja em temperaturas baixas (em torno de 10 a 15 graus Celsius), nova matéria-prima selecionada (água, cevada e lúpulo) e processos específicos. O produto final foi uma cerveja que ficou rapidamente famosa pela região da Boêmia (região onde se situa a cidade de Pilsen e Munique, por exemplo) e Europa Central. Hoje pelo mundo.
"Pilsner" significa "da cidade de Pilsen" e nenhuma cerveja, exceto àquelas fabricadas em Pilsen, poderiam levar o rótulo de "pilsen", na teoria. Mas a cerveja ficou tão famosa mundialmente que acabou virando um tipo de cerveja e é usada mundialmente para relembrar a qualidade das cervejas origanalmente fabricadas na cidade de Pilsen.
A visita dá opção de ver todo o processo de fabricação, engarrafamento e armazenamento da cerveja. Fotos abaixo:





Depois do tour sobraram energias somente para pegar a bagagem de volta na estação de trem, juntar-se ao bando e rumar para Praga.

Chegamos em Praga no começo da noite e não tínhamos expectativas para muita coisa: sobrou tempo somente para dar uma andada sem-vergonha pelo centro, tomar uma multa e ir embora.
Sim, multa! E eu não estou falando de carro, estou falando do transporte público.
Os desatentos marcaram a passagem de ida dentro do ônibus e ao voltar não sabiam que deviam marcar o ticket de metro na estação do metro (leia-se fora do trem), esperaram marcar o ticket dentro do trem. Quando chegaram dentro do trem, não tinha marcador.. Ao sair na estação de destino, lá estavam os fiscais olhando se os tickets estavam válidos (marcados): multa de aproximadamente 75R$ para cada um! Estávamos em 8! Revolta...

Sábado foi um dia muito bom. Saiu um sol sem-vergonha mas suficiente para colocar centenas de turistas nas ruas.
Praga é uma cidade fantástica, cosmopolita, parece que a cidade toda foi construída para ser turística! Muitas igrejas, prédios históricos por todos os cantos e muita arquitetura exótica (para os nossos olhos!).
A peregrinação foi do castelo (que, na verdade, não tem castelo nenhum haha), passando pela ponte Charles durante o dia e ao escurecer chegando na praça central.
À noite o pessoal resolveu ir jogar boliche e eu resolvi ir para uma balada.
Como acordei tarde no domingo, o grupo já tinha saído e eu fui andar sozinho.
Aproveitei para ir aos lugares que sempre quis conhecer, principalmente relacionados ao Franz Kafka.
O roteiro de domingo incluiu a torre de TV (com seus bebês escalando-a!!), o cemitério judaica judaico (onde Kafka está enterrado), o castelo antigo (onde eu passei um tempo para fazer um piquenique) e o museu de Franz Kafka.

Segunda-feira eu peguei uma carona com um casal que conheci (bem por acaso!) em Bratislava e voltei!

Voltei para casa com uma gripe (outra!) lazarenta, alguns presentes, muitas fotos e histórias para contar! :)

Fiquem com as fotos...

Nenhum comentário: