segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Seminário, água e mais..

Estou vivo e o dente não dói mais, deve ter dormido.

Sexta-feira eu dei a entrada no meu visto. Nenhum documento faltante, nenhuma dor de cabeça: a sorte foi lançada. O prazo para processar o visto é de 90 dias, porém costuma sair antes (15 a 30 dias). Vamos ver.

Neste final de semana ocorreu o OPS 2008 - Outgoing Preparation Seminar. Significa que 20 pessoas foram para um local afastado da cidade para se preparar para eu intercâmbio. Estas pessoas são estudantes, como eu, que pretendem sair da Eslováquia nos próximos 4 meses.
O conteúdo do Seminário foi orientar os estudantes e prepará-los para o intercâmbio, em assuntos como estar ciente sobre choque cultural, comportamento e relacionamento cultural, diversidade cultural, cultura, expectativas, planejamento pessoal, enfim, tudo que eu fiz no ano de 2007 como VPX.
O time de facilitadores foi composto por mim, Zuzka (fez um intercambio de 6 meses em Uganda) e Dodo (fez um intercambio de 1 ano no Sri Lanka). Foi simplesmente demais! :)
Chegamos cansados no domingo a noite, mas mesmo assim tivemos um pouquinho de energia para ir ao Slovak Pub e comer algo.

Relacionado a choques culturais, vou escrever 3 coisas engraçadas/interessantes que esqueci de comentar...

  1. Ontem, ao fazer o brinde, chamaram minha atenção por que eu não olhei nos olhos de quem estava brindando. Sorte que eram AIESECos e o comentário foi sempre com aquele ar de esclarecimento/ensinar e sendo assim eles sempre entendem que você é de outro país, etc. A explicação é que quando você brinda você realmente está fazendo aquilo com significado. Eu não lembro de ser falta de educação fazer isso no Brasil, haha não sei se fazemos isso, nunca percebi.. acho que não :)
  2. Trem. Para nós é mais bonde do que trem.. mas os trens fazem parte do transporte público da cidade, são interligados com o ônibus. Na minha primeira semana aqui eu fui pegar um trem. Era à tarde, provavelmente 29 de Dezembro, fazia uns -2 graus Celsius e eu estava indo para o Ano Novo em Kosice.
    Parei no ponto do trem, olhei a tabela de horários, faltavam 3 minutos. Passados 3 minutos, o trem chegou e parou. Diógenes, carregando uma mochila nas costas, pega sua maleta com algumas roupas para 4 dias, levanta com o braço direito e se aproxima da porta. Nada acontece. Espera mais alguns segundos e nada acontece. O trem parte. Diógenes fica com cara de tacho e se pergunta: "Que DIABOS está acontecendo?". PAra o próximo trem, 20 congelantes minutos. O próximo trem chega. Uma senhora se aproxima da porta e aperta o botão. A porta se abre. AH!!!!! TEM QUE APERTAR O BOTÃO! hahaha micooooo :) Eu tinha visto o botão, de fato, mas pensei que fosse algo como "Chamar o motorista para embarcar deficientes", mas depois, pensando bem, o botão era muito alto! hahaha E viva os choques :)
  3. Água. Esta é um mistério. Primeira coisa que comprei e tive choque cultural: água. Era uma garrafa semi-transparente, azulada. No rótulo, várias coisas escritas, mas em eslovaco e tcheco. Como comprei? Apontando. Comprei a água, abri e o barulho veio: "Tsssssssss!". Fiquei MUITO put% na hora! Pensei: "Eu odeio água com gás! Apontei justo a água com gás!?". No meu segundo dia, vou ao supermercado comprar comida, mantimentos e água. Na seção existiam 1999 tipos de água. Muitas marcas, cores, tamanhos. Como estava acompanhado pela Sonya, pedi a ela a água mais tradicional (e barata). Ela me deu. Eram 2L. Chegando em casa: "Tsssssssssssssss!". Eu pensei: "Ahhhh não! De novo não!! Agora 2L!!". Fiquei 2 litros mais put%! Ah não, não era possível... fui tirar satisfação com o mundo, lógico. Alguns dias depois, em uma conversa de pub eu perguntei: "Hey.. vocês só tomam água com gás aqui? ". Todo mundo me olhou com cara de "Lógico!". Depois me contaram que água sem gás não se compra, apesar de existir no supermercado 1 marca entre as 1999. Toma-se água da torneira, pois é potável :) O Marcelo comentou no blog dele que na alemanha também é assim, confira.

Ahoj!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oieeee Dioiiii!! Tudo bom por aí??? Tô acompanhando seus passos pelo blog viu... A parentada lê sempre, só ficam c/ preguiça de postar comntários rss
Essa história de brindar olhando nos olhos faz sentido..rss Já reparou que aqui a gente olha é pros copos/taças??! rssss
Beijãooooooo de todos nós, fica com Deus!!
Tia Sandra

Unknown disse...

CAaara nunca tinha pensado em como parar um trem antes. Agora eu aprendi haeuheuaheau. Água potável na torneira eh algo interessante heimm. bjuuuuuuu

flávia disse...

hahahaha ri muito com o ''tssss'' pela segunda vez e ainda por cima de dois litros. achei muito a minha cara isso. caí aqui sem querer, ao procurar DANÇA DA MANIVELA no google. vai entender..