quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O post de 1 mês

Dia 21 fez exatamente um mês que cheguei em Bratislava.

Meu ponto de vista geral é que a Eslováquia é um país em crescimento. Ainda em desenvolvimento. Também pudera, com a história que tem.

As pessoas, eu não sei ainda definir o comportamento. Não sei principalmente por que estou muito no mundinho AIESEC, que quem conhece sabe, é quase igual em todo lugar. Aqui não tem aperto de mão nem beijo no rosto com recém conhecidos ; estalar os ossos (dedos, pescoço, coluna vertebral haha) é um absurdo, pelo menos para as mulheres; tomar banho com uma mão só – enquanto a outra segura o chuveirinho – é ainda novidade para mim.

Ontem eu tive outro choque cultural. Um amigo de um amigo de alguém da AIESEC me convidou para uma pizza. Estávamos no centro da cidade e eu já não estava com saco para cozinhar algo em casa, então aceitei o convite. Pedimos a pizza – abra um parenteses aqui: quando você vai comer pizza aqui, ela tem o tamanho de uma pizza congelada, de supermercado, no Brasil, e aqui é para uma pessoa só – e tomei um refrigerante. Conversa vai, conversa vem, eu resolvi pedir um capuccino. Na hora de pagar a conta, eu ia tirando o dinheiro e ele: “O que você está fazendo? Eu te convidei!”. E foi com um tom de ofensa! Eu hein..fiquei preocupado e perguntei como que funcionava isso, por que se eu soubesse que era por conta dele eu não teria pedido o capuccino! Vivendo e aprendendo...

Quanto ao clima, estou bem adaptado, acho. Digo acho por que eu acho que ninguém fica mais de 30min andando na rua e sem congelar.

Minha permissão de trabalho ficou pronta hoje. Sexta-feira dou entrada no visto. Amém.

Como perceberam, os posts ficaram menores. Isso por que além de ter que cuidar da “papelada”, eu vou ser facilitador de conferência (duas) até dia 06/02, então tenho que me reunir com os outros facilitadores, discutir conteúdo, metas, etc. Só aquecimento para quando chegar o trabalho.

Ahoj!

Nenhum comentário: