domingo, 8 de junho de 2008

Viena

Ontem eu fui para Viena, meio assim, de bobeira.
É, bobeira por que Viena fica a uma hora daqui e a maneira que fomos foi, assim, de "bobeira".
Uma amiga do Alex, a Ala, eslovaca mas que hoje mora em Praga, chegou em Bratislava para um festival e fazia tempo que eles não se viam. Chegou sexta-feira à noite ela propôs que fôssemos a Viena. Então tá, né? Não conheço Viena mesmo...
Em Bratislava estava tudo muito nublado e isso me motivou a não levar minha câmera fotográfica - nem me arrependi, leia mais para saber o porquê.

Viena é simplesmente linda! Cidade encantadora, com arquiteturas variadas, muita gente (de todo canto) e prédios imponentes (e antigos!).
Para mim o mais belo prédio é, sem dúvidas, o prédio do Parlamento. É óbvio que eu, fã absoluto de arquitetura neo-clássica (ahhh, eu HEI de visitar a Grécia ainda!), sou suspeito, mas eu deixo aqui uma foto (dessas que tem as pencas pela internet) só pra você babar.



A igreja (primeira foto a seguir) também é fantástica. O prédio da Casa de Ópera (segunda foto a seguir) também. O Museu de História Natural (terceira foto a seguir) também. Enfim, tem muitos, mas muitos prédios impressionantes.


Fonte: Wikipedia

Agora vem a parte realista da coisa (e o porquê de eu não me arrepender em não ter minha máquina fotográfica em mãos): a Áustria (e a Suiça) estão neste momento sediando a Copa Européia (pra eles é como se fosse a Copa do Mundo pro Brasil - aí eu me pergunto como será a Copa do Mundo para eles). Carros com bandeirinhas por todos os lados, váááárias caras pintadas com bandeiras - de diferentes países. Enfim, um furdunço. E bem por acaso, ontem foi a abertura, ou seja, o primeiro dia, então tinha gente por tooooooooooooooooooooooooooda a cidade - inclui-se aqui turistas e locais. Para ajudar, o parlamento (o bonitão lá de cima) estava todo cercado (por cercas mesmo). Vários outros prédios (de se cair o queixo) também.
Tinha polícia em cada canto da cidade.

Aí a Ala comentou comigo que tudo está armado para esquema anti-terrorismo, que a cidade nunca foi cheia de policiais e que aquelas cercas nunca estiveram lá. Imagino...

As cercas também serviam para limitar um espaço com telão, onde os fanáticos (depois de passar uma revista ferrenha que não permitia bandeiras, objetos de vidro, ferro e etc) por futebol se aglomeravam para ver a abetura oficial, que ocorreu em Basiléia, na Suiça.

A gente foi pego bem de surpresa e eu fiquei muito é estressado por ter que ficar me desviando de bebâdos e quase-hooligans com caras pintadas (nenhuma alusão a Collor, por favor) e vestidos com bandeiras. Credo!

Então está escrito nas pedras: volto à Viena quando este projeto de Copa do Mundo acabar, quando o parque estiver aberto e tudo estiver sem cercas, em Julho! :)

Nenhum comentário: