sábado, 14 de junho de 2008

Slovenský Raj

Slovenský Raj significa "Slovak Paradise" ou "Paraíso da Eslováquia" e é nada mais nada menos do que uma cadeia de montanhas localizada na região central do país.

O Alex, eslovaco que mora comigo, tem uns amigos (eslovacos) que moram na Austrália e nesta semana que passou eles vieram visitar a terra-natal e tinham uma viagem agendada (há alguns meses) para o Slovenský Raj. Aí eu fui convidado para ir junto, na semana passada, bem assim de última hora.
Na semana passada meu chefe falou para eu tirar férias - por que eu vou embora em Agosto. Bom, juntei a fome com a vontade de comer e tirei a segunda, terça e quarta-feira de folga e fui.

Alugamos uma casa de campo para duas noites, em 6 pessoas.
O programa era andar: andar, andar e andar. Ou fazer hiking, ou, em português, trilhar.
O lugar fica a 5h (de carro) de Bratislava. Chegamos na segunda-feira às 13h, almoçamos e saímos para andar.
Pausa: já faz um tempo que era para eu ter escrito isso, mas agora que aconteceu eu lembrei de novo. Existe um "que" popular na Eslováquia de que depois de comer (almoçar, por exemplo), se você andar, faz bem, ajuda na digestão. E aí que isso é totalmente oposto ao que se fala no Brasil, onde após almoçar você DORME, na maioria das vezes. Sem contar sua mãe, quando você era pequeno, que mandava você sair do sol, parar de correr, sentar e sossegar o faxo após o almoço...

Bem, foi então que depois de ter me empanturrado de batata frita com frango empanado, não mais que 15min depois, o grupo levanta e fala: "Então, vamos?". Meus olhos saltaram!
Eu falei "não", "não posso", "não dá", "vou morrer" hahaha mas não foi suficiente. E eles comeram tanto quanto eu. Não acreditara no que ia acontecer... mas enfim.
Começamos a andar e obviamente eu passei mal, 30min depois. E as pragas ainda andavam, felizes! Pedi para esperar, sentamos, passamos meia-hora quietos e voltei ao normal.
E o que isso me faz concluir? Que isso só pode ser adaptação - e que na verdade tanto faz. O ponto é que eu não estou adaptado a isso - eu quero minha ciesta!!!

Enfim, no primeiro dia andamos 15 km, em 6h. JE-SUS, nunca andei tanto de uma vez só!

À noite acendemos uma fogueira, tostamos umas salsichas e nos esbaldamos em pão com mostarda (de verdade!). Eu entrei na Coca-Cola enquando os pinguços foram de Becherovka (um alcool forte - próximo de vodka - feito de ervas). Outro beberam vodka mesmo.

Acordei no outro dia reclamando de "dor" por exaustão (também, sedentário igual a mim está para nascer!). O Peter, Alex e Martin estavam bem acabados também, então optamos por uma trilha mais "leve", de 10km.

Foi um caminhar mais agradável, desta vez menos íngrime e com váááarias cachoeiras, escadas e degraus para se arriscar. Isso tornou a caminhada mais dinâmica e nem vimos o tempo passar.

Bom, para se ter uma idéia do paraíso, eu deixo as fotos abaixo ;)


Nenhum comentário: