quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

CouchSurfing - Capítulo 1

Jovens adoram viajar, isso é um fato. Se for estudante, o orçamento é menor e a viagem é quase sempre a mesma coisa: não importa o hotel, pode ser até um sofá na casa de um amigo por umas 3 ou 4 noites, o que importa é se divertir, conhecer lugares, pessoas e expandir horizontes.
O tempo passa, você envelhece um pouco, sai da universidade mas para algumas pessoas este espírito continua.
Quando não é um amigo, é amigo de um amigo, ou alguém que seu pais conhecem, ou amigo de um amigo de um amigo que seu outro amigo conhece e no final das contas você acaba na casa de um estranho (os famosos conhecidos, na cultura brasileira). O que importa é ter um teto para dormir, compartilhar pensamentos e opiniões, ampliar seu networking, visitar novas cidades, sendo no seu país ou não.
E tem também aqueles (eu!) que adoram receber visitas e não se importam com amigos de amigos de amigos na sua casa por um final de semana ou alguns dias.
Agora imagine isso tudo online, numa comunidade onde as pessoas se comunicam e podem referenciar pessoas, deixar referências de como foi sua experiência quando ficou na casa de fulano ou até mesmo referenciar e deixar depoimentos sobre alguém que hospedou. Pessoas com a mesma idéia de compartilhar e tornar o mundo um lugar mais livre e culturalmente mais flexível, onde o que importa é
compartilhar pensamentos, momentos e entender mais da cultura alheia e, claro, oferecer um teto :)
Esta é a idéia do CouchSurfing.com (Couch - sofá, surfing - surfando), uma comunidade online onde isso tudo e muito mais pode ser concretizado.

Eu, particularmente, acho a idéia fantástica. O site oferece algumas ferramentas de segurança, baseado em níveis de confiança. A base da verificação de confiança é a veracidade do endereço da pessoa. Com base em um pagamento (algo irrisório se comparado com os benefícios que você terá), no Brasil cerca de 20R$, você recebe uma carta no endereço registrado no site e com um código nesta carta você termina seu processo de registro. Pronto, você tem o nível mais alto de verificação.
Para complementar isto, você pode ser referenciado por outros membros da comunidade, podendo tanto ser pessoas que você conhece pessoalmente até pessoas que você hospedou ou foi hospedado. Sem comentar de depoimentos que você pode escrever, algo mais pessoal, deixando detalhes de como você conheceu a pessoa e quais foram as experiências que você teve com ela. Algo positivo é sempre bem-vindo, claro, mas existem alguns comentários negativos também (aí vai de você confiar na pessoa que foi "negativada").
Também andei sondando com alguns amigos como é a experiência e confiança no sistema, alguns deles me disseram que é algo realmente impressionante, tendo usado (e surfado) por mais de um ano.
Leia mais sobre o CouchSurfing aqui.

Segunda-feira eu estou indo para Stuttgart, ficarei no "sofá" da casa do Corrá, um Engenheiro Mecânico de 35 anos (viciado em carros).
Neste momento você, brasileiro perseguido pela insegurança, deve estar me chamando de LOUCO e lunático haha mas isso é muito comum na Europa, espero que possa ser no Brasil também.
Na página do Corrá pode-se ver que ele já hospedou dezenas de pessoas, entre elas um brasileiro. Eu entrei em contato com este brasileiro, ele disse que o cara é gente boa, tranquilo e hospitaleiro, como quase todo membro do CouchSurfing.
Era o que eu já esperava..

Quita-feira da semana que vem eu chego e termino este capítulo, darei mais detalhes...

Fiquem com algumas fotos de Nitra, onde tenho passado meus últimos dois dias (muito bons, por sinal!) com AIESECers.

Até mais e CouchSurfing por um mundo melhor!!!







Nenhum comentário: